O filme Crash foi dirigido por Paul Haggis e estreado em 2004. Ele recebeu três Oscar, nas categorias de melhor filme, melhor montagem e melhor roteiro original. A história se passa em Los Angeles, uma cidade que, como muitas outras dos Estados Unidos, é conhecida pela segregação racial.

Logo no começo, duas pessoas brancas, um policial chamado John Ryan, interpretado por Matt Dillon, e sua colega de trabalho, uma novata no departamento chamada Hanson, interpretada por Ryan Phillippe, são precisas ajudar um casal negro que sofreu um acidente de carro. John Ryan, que é um homem racista, revista e humilha o casal, causando indignação em sua colega de trabalho.

Enquanto isso, outro casal, formado pelo diretor de televisão Cameron Thayer, interpretado por Terrence Howard, e sua esposa, Christine, interpretada por Thandie Newton, também sofre a discriminação racial por parte de um policial branco. O policial em questão, o mesmo John Ryan, para o casal e acaba até mesmo utilizando a sua autoridade para invadir a casa dos dois e roubar sua televisão.

A trama segue com outros personagens, como o detetive Ria, interpretado por Jennifer Esposito, que investiga o roubo da caminhonete do promotor público Rick, interpretado por Brendan Fraser. Este, por sua vez, pede ajuda ao seu amigo, o empresário persa Farhad, interpretado por Shaun Toub, para trocar a sua casa por uma loja de conveniência em um mercado de culinária.

Com o desenrolar das histórias, o mais interessante é que os personagens vão se conectando em situações inesperadas, mostrando como a ignorância e o preconceito pode prejudicar a sociedade. O filme Crash é um retrato fiel da realidade de muitas cidades dos Estados Unidos e, infelizmente, do mundo todo.

1. A história dos personagens

O filme Crash é uma obra que mostra diversas histórias independentes que se conectam umas as outras. O diretor Paul Haggis consegue tecer uma trama complexa e que obriga o espectador a acompanhar atentamente tudo o que acontece. Dessa forma, os personagens são construídos de maneira muito cuidadosa e profundamente humanos.

Os personagens que mais se destacam são o casal formado pelo diretor de televisão Cameron Thayer e sua esposa Christine. Eles passam por um grande trauma após o policial John Ryan perseguir o carro onde eles estavam, causando um acidente. O policial, que é extremamente racista, revista e humilha o casal, tornando-o alvo de todo o ódio e a amargura que este personagem mantém dentro de si. Este acontecimento é um dos catalisadores da trama e impulsiona os personagens a se encontrarem em outra situação, dessa vez em um momento de ápice emocional.

Outro personagem que merece destaque é o faraó persa, interpretado por Shaun Toub. Sua atuação é brilhante e ele representa de maneira muito convincente o papel de um homem que precisa superar o sistema de discriminação social presente em Los Angeles. Isso é demonstrado na cena em que ele precisa ir a uma loja de armas para adquirir uma arma de fogo e sofre o preconceito do vendedor.

2. Racismo em Los Angeles

O filme Crash é uma obra que denuncia o racismo presente em Los Angeles. Esta é uma das principais características da cidade, que é muito conhecida por segregar os bairros por cor, raça e classe social. Esta divisão está presente nos personagens do filme, que representam diferentes comunidades.

O personagem interpretado por Shaun Toub representa uma comunidade de imigrantes persas que sofre o preconceito americano por ser considerada uma raça estrangeira. Enquanto isso, o personagem interpretado por Terrence Howard é um homem negro que precisa lidar com as dificuldades do sistema para manter seu emprego como diretor de televisão.

Outro personagem que sofre com o racismo é o detetive Ria, interpretado por Jennifer Esposito. Ela precisa lidar com a desconfiança de seus colegas de trabalho por ser mulher e não branca. É interessante notar que a sua personagem não se abala pelo racismo e continua seu trabalho de maneira determinada e assertiva.

3. Baixar o filme Crash

Se você está procurando um filme que possa propor reflexões sobre a sociedade e o preconceito racial presente em Los Angeles, então baixar o filme Crash é uma excelente escolha. Esta obra oferece personagens ricos e profundos que se conectam em situações inesperadas. Além disso, ela denuncia a sociedade americana e sua divisão racial. Vale a pena conhecer esta obra-prima do cinema atual.